quinta-feira, 8 de março de 2012

ENTREVISTA DE FINAL DE MANDATO AO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO

Jorge Gariso é Presidente da Direcção da Casa do Benfica do Concelho de Condeixa desde 2009. Aproximando-se o fim do actual mandato, o nosso Blogue ouviu em jeito de balanço, numa breve entrevista, as impressões do nosso Presidente que agora partilhamos com todos.


Aproximando-se o fim do mandato desta Direcção como descreve a experiência de presidir a uma Casa do Benfica? A Casa de Condeixa tem particularidades relativamente às restantes Casas da região ou do país?
R: A experiência foi boa, é uma realidade diferente das outras associações, porque nesta associação o funcionamento da casa não depende só da dinâmica que a direção cria e impõe, mas está relacionada com o momento bom, ou menos bom, que o Sport Lisboa e Benfica possa estar a passar. Mas o funcionamento da casa não pode estar dependente do Benfica. A Casa do Benfica do Concelho de Condeixa também funciona acima de tudo como uma associação, logo tem de ter atividades regulares e ser dinâmica. A Casa do Benfica tem as suas particularidades, como todas as outras, cada uma com os seus problemas. Não é fácil dinamizar uma Casa destas, principalmente conseguir a participação e o apoio dos benfiquistas de Condeixa, porque é para os benfiquistas do Concelho de Condeixa que a Casa trabalha.

Após esta experiência o seu benfiquismo saiu reforçado, manteve-se ou diminuiu?
R: O meu benfiquismo mantém-se, agora esta experiência levou-me a conhecer melhor o funcionamento das Casas e, em algumas situações, como o próprio Benfica funciona. Foi bom fazer parte desta Casa.

Como caracteriza a relação que se estabelece entre o clube e as Casas?
R: Em algumas situações existe uma boa relação, noutras nem tanto. Mas é importante realçar que o Benfica valoriza muito as Casas e o apoio que estas dão ao Clube. No entanto penso que poderia haver mais apoio às Casas. Por exemplo, porque não, estas poderem visitar o centro de estágio? Mas acredito que no futuro o Benfica irá olhar de outra forma para as Casas, porque estas são muito importantes para a grandeza e divulgação do Sport Lisboa e Benfica.

Que importância entende que a Casa do Benfica tem no panorama associativo do concelho de Condeixa?
R: Como associação, é mais uma associação que procura promover actividades culturais, desportivas e encontro entre benfiquistas do nosso Concelho. É um local onde as pessoas se podem encontrar e ocupar os seus tempos livres, com as várias actividades promovidas pela Casa e também poderem ver os jogos do seu Benfica.

Quais os principais motivos de satisfação após este mandato de três anos? E as maiores desilusões?
R: Um dos principais motivos de satisfação é poder dizer que temos uma Casa organizada, dinâmica e que não devemos nada a ninguém. No entanto reconheço que nem tudo foi feito, ainda existe muito trabalho para realizar, nomeadamente a uniformização da Casa. A maior desilusão é a falta de apoio dos benfiquistas do Concelho de Condeixa, porque esta Casa é uma Casa dos benfiquistas e para os benfiquistas. A Casa do Benfica só pode funcionar mais e melhor com o apoio destes. Esse apoio pode ser dado tornando-se sócios da Casa do Benfica do Concelho de Condeixa, porque esta Casa para funcionar precisa principalmente de ter sócios (mas pagantes).

Qual entende que deve ser o caminho a percorrer pela Casa do Benfica de Condeixa no futuro?
R: Continuar a trabalhar, dinamizando a Casa e o nome do Benfica. Mas sempre “com os pés bem assentes na terra”.

As eleições para os novos órgãos sociais serão em Março de 2012. Pensa recandidatar-se?
R: Não. O meu ciclo na Casa do Benfica terminou, foram 3 anos de dedicação e trabalho, saio de consciência tranquila entendo que devem aparecer outras pessoas com outras ideias e porque não com outra dinâmica. A renovação nestas associações é importante, caso contrário atinge-se o ponto de saturação e as pessoas deixam de ter a mesma disponibilidade e vontade de lutar por esta causa.

Que mensagem final quer deixar aos sócios e simpatizantes da CBCC?
R: Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os elementos e colaboradores que fizeram parte dos vários órgãos sociais e secções da CBCC pela dedicação e pelo trabalho que tiveram ao longo destes 3 anos. Em meu nome pessoal muito obrigado. Também agradeço aos sócios tudo o que fizeram ao longo deste mandato. Termino dizendo que gostei de cumprir este cargo para o qual fui eleito, tenho um orgulho muito grande de o Concelho de Condeixa ter uma Casa do Benfica. Benfiquistas do Concelho de Condeixa, a Casa do Benfica precisa de vocês esta Casa tem que continuar a divulgar e a promover o nome do Sport Lisboa e Benfica só assim poderemos ser hoje e amanhã o melhor clube do mundo. Benfica sempre...

Sem comentários: