quarta-feira, 30 de setembro de 2009

NINGUÉM APLAUDE MELHOR QUE OS APAIXONADOS DO GLORIOSO CLUBE

===O BENFICA CONFRATERNIZA===

Um destes dias tentei dar um pouco de arrumação aos alfarrábios acumulados no sotão.No meio da papelada, encontrei vários exemplares da revista desportiva "Stadium". Por curiosidade fui desfolhando algumas.E a nº 179,de 8 de Maio de 1946,com preço de capa de 2$00,trazia a todo o tamanho da capa uma fotografia de Olivério Serpa, (do Futebol Benfica (sic)),sublinhada com a frase:"O capitão do grupo nacional de Óquei em Patins que, em Montreux, se comportou gloriosamente."

A dita capa, só por si representava um motivo de orgulho. Mas no interior da revista, outro facto chamou a minha atenção .A página, profusamente ilustrada com fotografias(a preto e branco,naturalmente), tinha o titulo: "O BENFICA CONFRATERNIZA". Transcrevo "ipsis verbis",o teor do artigo:

"O Benfica é uma instituição nacional.O seu prestígio projecta-se incessantemente no bom nome do desporto,dentro e fora das fronteiras e os seus dirigentes, como os seus atletas ou simples associados,não perdem nunca a ocasião de o elevar cada vez mais. Isso pôde ver-se mais uma vez.Este 42º Aniversário,comemorado sem espavento, mas com firmeza, deu-nos a justa medida da sua popularidade.Muitos nomes com mais de 25 anos de casa, e ainda a presença nesta festa, das melhores figuras directivas, como Ribeiro dos Reis, Cândido de Oliveira, Raúl de Oliveira, Rebelo da Silva, António Sequeira e Tavares da Silva;de Cosme Damião, uma glória da colectividade;António Sobral Júnior, sócio nº1,Manuel Afonso ,Brigadeiro;Tamagnini Barbosa, presidentes da Direcção e da Assembleia Geral e mais,outros mais, afirmaram a imortalidade do Clube.Encerrou-se em beleza o ciclo de festas do 42º aniversário do Benfica,do popularíssimo Benfica.
E até para o ano-pode dizer-se. O Benfica comemorará então 43 anos. E muitos outros pelo tempo fora. A colectividade vive na alma do público, que o estima,como bom adversário,ou que o aplaude com decidido e franco entusiasmo. Ninguém aplaude melhor que os apaixonados do Glorioso Clube!"

Sem comentários: