segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dois exames: Notas bem Diferentes

Por motivos profissionais não nos foi possível actualizar o blog com a periodicidade desejável nas últimas duas semanas. Por este motivo pedimos desculpa aos nossos leitores e apresentamos agora um breve resumo dos dois últimos jogos do Benfica.

Académica-0 Benfica-2

Domingo, dia 23, a equipa encarnada foi até Coimbra para um jogo que se esperava mais difícil do que realmente foi. O Benfica entrava em campo sabendo já o resultado dos rivais mais directos e, assim, o objectivo só podia ser vencer para não perder terreno para ninguém. Com muitas alterações no onze inicial, a equipa de Quique Flores não tremeu perante uma Académica muito frágil e que se limitava a jogar um futebol de bola para a frente. À passagem da meia hora Nuno Gomes descobriu Ruben Amorim e fez um passe magistral para o 1º golo do médio ao serviço do "glorioso". Logo a começar a 2ª parte, Reyes foi travado em falta dentro da área por Pavlovic, com Cardozo a converter o penalty de forma superior, assinando assim o seu 5º golo da época, apesar da pouca utilização que tem vindo a ter.
Até final do jogo, o Benfica apenas precisou de controlar uma Académica irrequieta, mas inofensiva. A melhor ocasião até final pertenceu mesmo a Suazo, que atirou ao poste.

Com a vitória sobre a Académica, o Benfica é, na presente época, a única equipa das Ligas europeias sem derrotas. Com a derrota caseira do Villarreal, frente ao Valladolid (0-3), no sábado, o Benfica passou a ser a única equipa das principais ligas europeias que ainda não sofreu qualquer derrota.

Olympiakos-5 Benfica-1

Quinta-feira, dia 27, o Benfica jogou na Grécia um jogo praticamente decisivo na caminhada europeia desta época... e o resultado foi uma reprovação tremenda. Logo aos 42segundos já o Benfica perdia, com um golo de Galetti. E os primeiros 25minutos não podiam ter sido mais trágicos, com o Benfica a sofrer 3 golos sem resposta, numa altura em que o Olympiakos tinha feito apenas 3 (!!!) remates!
E a verdade é que, em futebol jogado, o Benfica até nem ficava atrás do Olympiakos, mas as constantes falhas defensivas deixaram a nu a falta que esta equipa sente de Luisão. Pode ser o menos estético dos centrais, mas é o mais fiável. Sidnei, 19 anos, e David Luís, 22 anos, não dão a segurança necessária de que a defesa do Benfica precisa.(hoje, frente ao Setúbal, deverão ter novo teste).
Ainda na 1ª parte, David Luis reduziu para 3-1, mas quando o Benfica procurava o 2º golo, que desse esperança de uma reviravolta na 2ª parte, eis que o Olympiakos, mesmo ao cair do pano do primeiro tempo, acabou por marcar o quarto golo e deitou por terra a esperança encarnada.
Na 2ª parte, o Benfica nunca conseguiu crescer no jogo de modo a fazer frente à equipa grega e acabou mesmo goleado e vergado a um 5-1.

E agora, para seguir em frente na UEFA é preciso um verdadeiro milagre. Para além de Olympiakos ter que vencer na Ucrânia e o Galatasaray não poder perder na Alemanha, é preciso que, na última jornada, o Benfica goleie, em casa, o Metalist por 3 ou mais golos de diferença. A missão é praticamente impossível, mas enquanto houver essa possibilidade, é preciso acreditar!


Hoje é dia de regressar às competições nacionais e quase 1300 dias depois o Benfica pode voltar a tomar a liderança da Liga. É preciso encarar o jogo com grande seriedade e procurar uma vitória para colocar o Benfica no lugar em que todos nós queremos que se mantenha até final da época! FORÇA BENFICA!

Sem comentários: