segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dar os Parabéns à Luz com uma Vitória

O Benfica fez hoje a festa do 5º aniversário do Estádio da Luz na recepção à Naval 1º de Maio, em jogo a contar para a 6ª jornada da Liga Sagres. Com bilhetes a preços especiais para este dia festivo, os adeptos acorreram em bom número e mais de 45mil marcaram presença na "catedral" para um jogo em que se juntava a festa do aniversário e a oportunidade de ultrapassar na classificação um dos grandes rivais (o Porto) que ontem perdeu contra um surpreendente Leixões. E a verdade é que, tal como há 5 anos atrás, aquando da inauguração, o Benfica venceu por 2-1.

A equipa escolhida por Quique Flores para alinhar de início contra a Naval apresentou quatro alterações em relação ao jogo europeu de 5ª feira. Binya voltou a sentar-se no banco para dar o lugar ao habitual Yebda; Di Maria ficou de fora e entregou a ala direita a Ruben Amorim; Carlos Martins regressou à titularidade, com Katso a ser o escolhido para ficar no banco; Suazo ganhou a titularidade a Cardozo, depois de ter mostrado bom entendimento no jogo ofensivo com Nuno Gomes no jogo de Berlim.

O jogo começou rápido, com a Naval de Ulisses Morais a tentar repetir a graça do Leixões no dia anterior. Mas o Benfica cedo mostrou que não iria permitir veleidades e logo aos 5' Reyes (muito activo na 1ª parte) atirou colocado para uma grande defesa de Peiser. Estava dado o aviso de que o Benfica estava em festa, mas não ia dar presentes a ninguém.
Nos primeiros minutos a Naval ia conseguindo responder em ataques rápidos e por duas vezes poderia ter inaugurado o marcador. Primeiro foi Marcelinho que, isolado, atirou ao lado. Depois foi Alex que rematou de longe, mas com muito efeito e que proporcionou uma defesa complicada a Quim.
Entretanto o Benfica ia trabalhando para tentar chegar perto da baliza da equipa da Figueira da Foz, mas mostrava algumas dificuldades para furar a bem montada defesa navalista. Suazo e Reyes eram os rematadores da noite, com 2 remates para o hondurenho e 5 para o espanhol, mas sem que nenhum tenha conseguido levar o selo do golo.
Aos 26' Ruben Amorim entrou na área e, junto á linha de fundo, tenta o desvio de direcção, acabando por ser travado em falta. Penalty claro para todos, menos para o árbitro Rui Costa...
O lance de maior destaque até ao intervalo acabou por ser uma grande abertura de Reyes a rasgar a defesa da Naval e a colocar a bola em Jorge Ribeiro que cruzou para a área, onde Nuno Gomes chegou atrasado para fazer o desvio. Burburinho na Luz, sentia-se que o Benfica estava a trocar bem a bola, mas o golo não aparecia. Foi assim até ao intervalo, com as equipas a irem para o descanso com um nulo no marcador.

A 2ª parte trouxe mais Benfica e menos Naval. Os figueirenses sentiam que ganhar um ponto na Luz podia ser precioso e começaram a fechar-se mais na defesa. O Benfica ia circulando a bola e apertando o cerco à equipa adversária, mas o cansaço começava a ser notório em algumas peças fundamentais da equipa, como Reyes, Yebda ou Suazo. Aos 50' Maxi Pereira serviu bem Nuno Gomes, mas o capitão acabou por rematar por cima quando parecia que bastava encostar. Mas este foi o único lance de perigo no início da 2ª metade.
Quique percebeu que tinha que mexer com a equipa, se quisesse mexer com o marcador e lançou Di Maria para o lugar de Ruben Amorim. O objectivo de abrir as alas para criar uma maior dinâmica de ataque foi conseguido e o efeito "Angelito" viu-se segundos depois do argentino entrar em campo, com um golo de Suazo, que acabou por ser anulado por fora de jogo.
Não satisfeito com o rendimento dos seus pupilos, Quique tirou os fatigados Yebda e Suazo e colocou Katsouranis e Cardozo, jogadores que acabaram por ser muito importantes para o desenrolar da partida, um pela qualidade de passe e de pausar o jogo que deu ao meio campo, o outro pela capacidade de "resolver" o jogo.
Aos 70' finalmente a festa de golo a chegar à Catedral da Luz. Reyes bateu um livre para a área, onde apareceu Luisão, de rompante, a fuzilar Peiser, que nada podia fazer para travar o grande cabeceamento do central brasileiro, que regressou aos golos numa semana em que já tinha estado muito bem no jogo da UEFA, praticamente intransponível.
Parecia que estava feito o mais difícil... mas afinal era puro engano. O Benfica, mais uma vez, não soube aguentar a vantagem, não soube fazer contenção de bola e ataque apoiado e acabou por dar a iniciativa de jogo à Naval durante alguns minutos, os suficientes para que Marcelinho aparecesse na pequena área de Quim a encostar para o golo do empate.
Estavam então jogados 81' e a tarefa do Benfica parecia agora missão quase impossível, ainda para mais porque a Naval se voltou a encolher junto à sua área, sentindo que "o ponto" estava mais perto do que nunca.
Mas foi então que apareceu Óscar "Tacuara" Cardozo, a iniciar e a finalizar o golo decisivo! O paraguaio veio quase ao meio campo receber uma bola e colocá-la inteligentemente junto à linha do lado esquerdo, onde estava Jorge Ribeiro. Cardozo arrancou então numa cavalgada para a área, ao mesmo tempo que Jorge Ribeiro tirava as medidas ao centro largo que levou a bola a encontrar novamente Tacuara que, de cabeça, marcou o seu 4º golo na presente edição do campeonato português e colocou assim o jogo no 2-1, aos 87'.

O jogo acabou pouco depois e a equipa do Benfica conseguia mesmo dar uma prenda de aniversário ao Estádio da Luz. Uma vitória sofrida, mas inteiramente merecida, pela equipa que sempre procurou ganhar o jogo. Com esta vitória o Benfica é agora a ÚNICA equipa da 1ª Liga que ainda não perdeu qualquer jogo e subiu ao 3º lugar, com 12 pontos, e apenas com Leixões e Nacional (grandes surpresas!) à sua frente.

Na próxima semana o Benfica volta a rumar a Norte (4º jogo no Norte em 7 jornadas), para defrontar o Guimarães, num dos estádios mais difíceis de jogar da Liga Sagres. Esperemos que o "mar vermelho" de adeptos rume ao Afonso Henriques para apoiar o nosso glorioso naquele que pode ser o assalto à liderança.

FORÇA BENFICA!!

Nota: Começa hoje uma parceria entre o blog Vermelho à Moda do Porto e o blog da Casa do Benfica de Condeixa. Esperemos que seja uma parceria duradoura e "gloriosa", cheia de conquistas para o grande clube que nos une.

6 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente uma cronica que dá gosto ler.
Continuem porque assim nem preciso de comprar o jornal.
saudações gloriosas

Anónimo disse...

Obrigado e bem vindo.
Quando o vermelho é a razão, certamente a parceria terá uma longa duração.
Acho que o blog da CBCC, terá muito a ganhar com a tua presença.
Que este seja o ano do Benfica, para que possas escrever muitas...vítórias.
A CBCC desde já agradece
Saudações Benfiquistas.

J.Curto

Paulo Alves disse...

Gloriosas saudações benfiquistas ao Novo Moreira e ao Vermelho à Moda do Porto!
Que esta parceria seja muito duradoura e que nos relate muitas alegrias!
Um grande abraço!

" R y k @ r d o " disse...

Foi um jogo muito complicado com uma grande vitória benfiquista

Saudações gloriosas
.

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anónimo disse...

bom comeco