Outras contas...
Parte I
E eis que neste fim de tarde chegam, finalmente, boas notícias.
Para muitos de nós, eu incluído, seria bom que o Benfica ocupasse as primeiras páginas dos jornais (preferencialmente desportivos) com relatos de indiscutíveis sucessos.
No entanto, já calculamos que por estes dias nada disso se poderá ler nos "periódicos" ( e acreditem que eu sou dos optimistas).
Valha-nos, portanto, saber que a SAD soma e segue, conforme se pode aferir pelo comunicado de hoje: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR12899.pdf
Ou seja, nas contas, ao contrário do título deste post, não estamos a vermelho.
Parte II
Também notícia desta tarde foi o resultado da operação Oferta pública de subscrição de até 4.000.000 de obrigações a emitir pela Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD .
Como se pode verificar, a procura foi quase o dobro daquilo que a SAD oferecia. Ou seja, haveria procura para quase 40 milhões de Euros (embora se saiba que, nestas coisas, os pedidos de subscrição são feitos sempre por excesso).
Confesso que fui um dos subscritores, modesto claro está. Já na anterior operação (cujo prazo terminou recentemente) o fiz e posso dizer que a SAD foi de contas certas.
Ou seja, apesar de as bolas não entrarem na baliza (dos outros), parece que o encaixe financeiro está garantido. Para quê? Pois, a finalidade já assumida é o reforço da equipa de futebol. A ver vamos com que critério.
Parte III
Notícia foi também esta tarde o facto de o Benfica (SAD) pretender entrar na bolsa a 21 de Maio. Tudo cf. http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=294340 .
Até aqui, tudo normal e (quanto a mim) desejável.
Parte IV
Menos interessante foi ouvir da parte de Domingos Soares de Oliveira que "as quotas do Benfica são as mais caras da Europa". O administrador executivo da SAD do Benfica, em entrevista, refere que as receites têm margem para crescer, até porque a quotização paga pelos sócios do Benfica é a mais cara na Europa.
Ora, na minha opinião, as receitas a crescer devem ter origem nos melhores resultados desportivos que trazem consigo os prémios financeiros (Champions League) e as consequentes receitas televisivas, de bilheteira/publicidade, entre outras.
Concluindo...
O que fazer na equipa de futebol com 20 milhões de Euros? Fazer regressar o José Veiga, dadas as últimas notícias? http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=120024&tema=3
Valerá a pena continuar a pagar as cotas mais caras da Europa, ou será melhor guardar o dinheiro para comprar acções da SAD ?
Enfim, este tipo de discussão vem sendo raro nos encontros entre benfiquistas, mas convenhamos que os rapazes não nos têm dado razões para melhor tema...
Bem-haja a todos!
3 comentários:
É um tema seguramente tão importante quanto esquecido...
Sendo pragmático: os 20 milhões não são suficientes para construir um plantel de luxo, no entanto dariam uma boa ajuda para substituir Micolli, Derlei, Karagounis e, talvez, Luisão e Katsouranis.
Quanto à procura das obrigações: é normal ter sido o dobro porque todos os investidores pedem sempre mais do que o realmente querem já que o "ratio" normal é sempre de 2 para 1, logo esses 40 milhões nunca seriam concretizados.
Saudações.
Nunca, enfim. É preciso ter em conta que os pedidos são vinculativos, portanto, os subscritores têm que estar sempre preparados para responder pelo valor que pedem. Ou seja, a fazer-se de 40 milhões, creio que se concretizava também.
Benfiquistas de Condeixa: Não descurem a obrigação de todo o Bom Benfiquista de diariamente chatear os cornos a todos os "andrades" que aborde. Tambem deverá fazer o mesmo perante a lagartada que, quando com lepra degenera em dragões.
Enviar um comentário