sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Boavista na Igreja de Santa Cristina?


2 comentários:

Nuno Mendes Claro disse...

Bom dia Sr. Pereira,

Na minha infância passei horas a olhar para esse pedaço de pano que, lá no alto e por detrás daquela grade, não deixa ninguém indiferente. Entre um sermão e outro do nosso Padre Saúl lá ia pensando: "aquilo é igual ao símbolo do Boavista, será que tem alguma coisa a ver?".

Pois, segundo consta nalgumas fontes, os terrenos para a construção do primeiro (?) campo de jogos do "Boavista Football Club" foram doados pela família da nossa condeixense "Casa dos Sás", daí que o clube tenha adoptado no seu emblema o "xadrez" que é o padrão dominante da heráldica dessa casa.

Mas estou certo que do seu lado esta história já estará bem documentada.

Venha de lá então essa explicação com mais detalhe.

Cumprimentos a todos.

P.S: Já estão em marcha as reinaugurações das casas do benfica (no formato "acordo sagres"). Dia 19 será aqui a de Torres Vedras. Conto colocar algumas fotos sobre o assunto.

cândido pereira disse...

Caro Dr. Nuno,se quiser dar-se ao trabalho de reler o que escrevi no blogue,sob o titulo:"Breve história dos emblemas",constatará que faço referência a este tema.Apenas não coloquei a fotografia.Embora a Casa Alverca seja proprietária da capela onde está a tribuna,penso que já era tempo de acabar com este tipo de mordomias.É ridículo,no mínimo,alguém assistir à missa num plano superior aos restantes devotos.Já agora, como curiosidade,direi que,em 1715 foi pedido por João de Sá Pereira,autorização para mudar o púlpito do lugar onde estava,para o lugar fronteiro,a fim de que pudesse ser construida a aludida tribuna.Coisas de outros tempos!
Saudações Benfiquistas!