Hoje li no Correio da Manhã uma notícia que me deixou altamente preocupado. No lançamento de um livro de Manuel Sérgio,este afirmava que os maiores treinadores portugueses eram José Maria Pedroto, José Mourinho e... Jorge Jesus. Mais ainda. Nesse lançamento de livro,o actual treinador do Benfica, esteve em amena conversa com o mafioso presidente de um clube,cujo nome me recuso a pronunciar.
Toda a gente sabe que esse fulano tem sempre dois ou três treinadores da sua confiança a estagiar noutros clubes rivais(uma situação suspeita).A ideia,em princípio,será de fazerem um tirocínio de forma estarem aptos,em qualquer altura,para assumir a função nesse tal clube.O nome desses candidatos? Domingos Paciência, Jorge Costa, Vilas Boas e...Jorge Jesus!Na época passada,corriam rumores que Jesualdo iria sair em beleza.A oposição foi grande,pois seria má política despedir um treinador campeão. Mas quem estava na calha? Pois...exactamente o treinador do Braga. Entretanto o Benfica convidou-o e ele acedeu,mesmo com prejuízo próprio. E o que fez no Benfica,a partir daí?Ganhou,ganhou,ganhou...torneios de menor importância.Quando chegou aos jogos a sério,perdeu,empatou,perdeu.No intervalo,até deu umas goleadas.Tudo para que os benfiquistas o endeusassem.(é Jesus,mas não é Cristo).E foi o que aconteceu! Fartos dos desaires dos Quiques e quejandos,ficámos entusiamados.Só que,de repente,a equipa maravilha é posta a jogar de forma estranha,contra o Braga e o Guimarães.E não me venham com desculpas de má forma do Keirrison ou a falta do Luisão!
Eu não quero dizer nada.As minhas desconfianças,podem não passar disso mesmo.Mas só ficarei convencido do meu erro de avaliação, quando ganharmos a quem devemos ganhar!
7 comentários:
Viva Sr.Pereira,
É certo que os últimos jogos correram menos bem, mas daí a entrarmos pelas "teorias da conspiração" vai uma grande distância.
É preciso calma e avaliar estes jogos de forma objectiva.
O ataque do Benfica, tal como ele vinha sendo feito, alimenta-se de "pesos-pesados" tipo Cardozo que tem feito muita falta. Para defesas do género da do V.Guimarães (bem como de outras equipas do nosso campeonato) o "peso-mosca" do Keirrison não mete meto nem faz mossa. Portanto, quanto ao Keirrison não é uma questão de boa ou má forma. Para mim, simplesmente não serve para o Benfica (e quanto a isto, está por saber que frete andamos a fazer ao Barcelona). Para o que ele produz, melhor têm por lá ainda o Nuno Gomes.
É certo que lá na frente há outro "peso-mosca" (Saviola), mas quanto a este a bitola é outra. Qualidade sempre, e se acompanhado por Cardozo...
Enfim, vamos apontar ao que interessa (campeonato e Liga Europa).
Abraço e até mais...
OK,meu caro.Oxalá eu esteja errado.Creia que o desejo pelo menos tanto como qualquer outro benfiquista.
Obrigado pelo rápido comentário.É sinal que lê o que escrevo.Porque esta coisa de estar com um trabalhão danado a alinhar palavras sem saber se alguem se dá ao trabalho de ler,chega a ser frustrante.Um abraço e saudações benfiquistas.
Vivam Sr. Pereira, Nuno e restantes leitores.
Deixo aqui um comentário apenas para os meus amigos saberem que costumo ler e apreciar o que escrevem. E o último escrito do Sr. Pereira deu-me que pensar... mas, tal como o Nuno, não partilho das suas suspeitas acerca do Jesus... Nos dois jogos a doer que perdemos não jogámos assim tão mal. Pelo menos neste último massacrámos o adversário na última meia hora coisa que nos últimos anos não fazíamos quando estávamos a perder. Com a Naval resultou, com o Guimarães não.
E não esquecer que temos o Porto a 5 pontos e o Sporting a 11 ou 12...
Agora concordo plenamente que o Keirrison não tem lugar (bem como o Nuno Gomes) e, já agora, tirem-me o Fábio Coentrão da defesa porque ele não é defesa e foi um dos culpados de termos perdido com o Braga. Os melhores laterais são o Shaffer e o Maxi, de longe.
Abraço benfiquista.
Zé Paulo Domingues
Ora aí está,senhor Professor!
Sem querer manter a tese de conspiração,o que me preocupa é exactamente aquela troca subtil de posições dos jogadores!Porque se eu fizer um desfalque único de milhares,corro mais riscos de ser descoberto do que se for fazendo pequenos desfalques,que vão sendo despercebidos,mas no final,contam a mesma quantia.Ou não é? E já viu que as derrotas anulam os pontos de vantagem?
Obrigado,porque agora sei que tenho, pelo menos,dois leitores das minhas diatribes paranóicas.Saudações benfiquistas.
Boa tarde a todos.
JJ responsável... concordo, pois também comete erros, mas aliado não.
E os jogadores influentes, Aimar Di Maria, Ramires, entre outros, não estaram a pensar no Mundial... para chegar em forma não convêm ter tantos jogos, então vamos lá "desistir" da Taça, pois a meta é o campeonato... pensem nisso...
A resposta está em Alvalade...com uma vitória.
Benfica sempre
Boas!
Realmente, se verificarmos, o Benfica não tem passado nos testes decisivos e também concordo que o principal culpado seja o Jorge Jesus, apesar de achar que ele tem feito um grande trabalho desde que chegou ao nosso clube.
O problema é que, como todos nós, ele tem as suas limitações, que para mal do Glorioso se têm feito notar nos jogos com as equipas mais fortes (à excepção do Everton que por sorte a nossa, até estava num mau momento quando o defrontamos!). A meu ver, o JJ coloca demasiada pressão nos jogadores pedindo-lhes golos, golos, golos e mais golos! Mesmo que estejam a ganhar por 3 ou 4 ou 5 ele pede insistentemente que marquem mais!
Ora, contra equipas mais fortes ou que estejam melhor organizadas defensivamente e o golo não aparece, os jogadores ficam ansiosos e perdem o discernimento. Em certas alturas é necessário transmitir calma aos jogadores para que eles possam pensar o jogo com bastante inteligência e maturidade.
Este, a meu ver, é o principal problema do Jorge Jesus. Deve transmitir mais serenidade aos jogadores para que eles possam colocar com mais calma o seu futebol em campo e atingir assim os objectivos.
Outro problema que o JJ tem, é a leitura de jogo. Faz substituições demasiado tarde e por vezes sem grande nexo.
E realmente, não sei o que anda a fazer com esse Keirrison! Ele até pode ser bom jogador, mas ainda não mostrou nada que justifique tanta utilização. Até me atrevia colocar uma questão: Onde é que para o Mantorras??? É que, já que o JJ não confia no Nuno Gomes nem no Weldon que foi ele que o foi buscar e, pelo menos para mim até foi uma agradável surpresa, pelo menos dêem uma hipótese ao Mantorras porque ele quando entrava fazia sempre estragos!
Saudações benfiquista e prometo ao Sr. Pereira que vou tentar participar mais no Blog! :)
Abraços!
É com grande satisfação que revejo a participação do BENFIQUISTA Paulo Alves,neste blogue(sem desprimor para todos os outros grandes BENFIQUISTAS).A sua leitura do modo de actuação do J.J.(como a leitura dos anteriores participantes,de resto),está bem feita.E são exactamente aquelas substituições a destempo e sem nexo,como diz, que me preocupam.Artistas,ele tem, e até de sobra.Tomara a muitas equipas ter jogadores de tal craveira.Então,porquê colocar o Coentrão,grande jogador,numa posição que não domina?Até parece de propósito,têm de concordar.É certo que parecer,não é ser!Mas já os romanos diziam:"A mulher de César não tem só de ser séria.Deve também parecer".
Para que não fiquem dúvidas,eu sou o primeiro a desejar estar errado na ideia que me passou pela cabeça,quando ainda estava em ressaca da guimaranada que caiu sobre a nossa cabeça.Daqui por hora e meia,mais os minutos que o árbitro queira dar(a propósito,não confio nada nele!),saberemos se as ideias não passam mesmo de paranóias. Um abraço.Espero vê-lo em breve.
Enviar um comentário