Muito se fala sobre as rivalidades dos clubes de futebol.
Recentemente a imprensa chamou ao jogo em que o Glorioso derrotou o FCP,"Encontro de arqui-rivais".Porém isto não tem nada a ver com aquilo que se entende como rivalidade.Em termos históricos,o clube do norte apenas a partir de 1982 é que começou a fazer alguma sombra.Curiosamente,quando o actual presidente iniciou as funções.Por sinal,(sem querer alvitrar seja o que for,Deus me livre e guarde!),o mesmo que tem estado envolvido num intrincado processo chamado "Apito Dourado"que hoje já não tem cor nem forma.
Rivalidade a sério,entre grandes,começou ainda antes da formação do Sport Lisboa e Benfica.
Chamava-se Sport Lisboa e disputava o Campeonato de Lisboa,época 1907-1908.
O Sport corria o risco de não poder utilizar o local habitual de jogos,no caso o Campo das Salésias,em Belém.
Na crise que se vivia,viu sair para o Sporting,que entretanto nascia no Campo Grande,sob o patrocínio de José Holtreman Roquete(José de Alvalade),grande parte dos seus melhores jogadores.
Mas o querer de homens como Marcolino Bragança,Cosme Damião e Manuel Goularde,conseguiu resolver o problema com recurso a jovens das segundas categorias do clube e vencer a partida.Entretanto o problema do campo também foi resolvido com o arrendamento da Feiteira.
Há quem admita terem começado aqui as hostilidades entre os dois clubes,há tantos anos de candeias às avessas.
A propósito deste episódio,escreveu o Grande e saudoso Carlos Pinhão:"A rigor, o Benfica não teve a ver com a formação do clube que o Visconde de Alvalade criou no Campo Grande,mas é verdade que essas sangrias que sofreu,em vez de abaterem um clube ainda jovem,criaram uma mística muito especial que vingou pelos tempos fora e que permitiu ao Benfica suportar uma espécie de praga que o perseguiu durante muitos anos,no tocante à falta de instalações."
É com as adversidades que se revelam os grandes espíritos. E um grande clube como o Sport Lisboa e Benfica!
1 comentário:
Obrigado caro amigo por mais esta interessante peça que ilustra a grandiosidade do Benfica e da sua história de 105 anos! Já agora uma curiosidade: o arrendamento do campo da Feiteira era de 40 mil reis ao ano (em 1908, ano da fusão entre o Sport Lisboa com o Sport Clube de Benfica) o que com a evolução para escudos e euros daria (numa conversão directa) qualquer coisa como 20 cêntimos!!
Com os êxitos alcançados pelo futebol, atletismo e ciclismo e os festivais aí realizados, o senhorio aumentou a renda para 800 mil reis. O Benfica mudou-se para Sete Rios a pagar 250 escudos por ano. Depois disso mudou-se sucessivamente para o Campo de Benfica, para o Campo das Amoreiras, Campo Grande e, finalmente - no cinquentenário do clube - Estádio da Luz. Em todos eles se viveu a rivalidade histórica com o Sporting.
Viva o Benfica!
Enviar um comentário